QUÍMICA - Tabela Periódica
Considere estes quatro conjuntos de elementos químicos:
I. Na, K, F, Cℓ
II. Na, Ca, S, He
III. H, Hg, F, He
IV. Rb, Be, I, Kr
O conjunto que apresenta metal alcalino, um átomo com um elétron na camada de valência, um halogênio (ametal) e um elemento químico com 7 elétrons na camada de valência, respectivamente, é:
A) o conjunto I.
B) o conjunto II.
C) o conjunto III.
D) o conjunto IV.
E) nenhum deles.
(UFG-GO) O jornal Folha de S.Paulo publicou, no dia 03/12/2010 (p. C9), a notícia de que um grupo de cientistas descobriu uma bactéria que substitui o fósforo por arsênio em seu DNA. Uma das características que esses átomos compartilham e que ajudam a explicar a substituição é o fato de que:
A) estão no mesmo período da Tabela Periódica.
B) apresentam a mesma distribuição eletrônica.
C) apresentam-se no estado gasoso a 25 °C.
D) possuem a mesma massa atômica.
E) pertencem à mesma família da Tabela Periódica.
Em 1864, John Newlands realizou uma tentativa bastante exótica de organização dos elementos químicos. Combinando música e química, ele associou a escala musical (dó, ré, mi, fá sol, lá, si) aos elementos, colocando-os em ordem crescente de suas massas atômicas e observando que, por exemplo, o oitavo elemento repetia as características do primeiro. Essa condição, conhecida como lei das oitavas, foi duramente criticada por sua associação com o universo musical. Sobre as ideias de Newlands, pode-se dizer que:
A) estabelecem a existência de periodicidade, uma característica dos elementos químicos.
B) preveem a ligação entre a química e a música, provada anos depois por diversos estudos.
C) servem de base para a identificação do elétron, anos depois, por J. J. Thompson.
D) confirmaram as ideias de Dalton sobre a indivisibilidade do átomo.
E) estão de acordo com a tabela periódica moderna, que também organiza os elementos em ordem crescente de massa atômica.
Johann Wolfgang Döbereiner, químico alemão, observou, por volta de 1829, similaridades de propriedades entre alguns elementos, como o bromo, o cloro e o iodo. Da mesma forma, estrôncio, cálcio e bário compartilhavam características que permitiam agrupá-los. Dessa forma, Döbereiner chamou a esses grupos de tríades. Considerando o excerto de tabela periódica moderna abaixo, é correto dizer que estariam numa mesma tríade:
Tabela periódica dos elementos
AM Produções Gráficas/ID/BR
Fonte: Ser Protagonista Química 1, 3ª. edição. São Paulo: SM, 2016. p. 105.
Os halogênios são compostos que formam moléculas do tipo X2, dentre as quais o F2, o Cl2 e o Br2. Considerando esses três elementos, e suas posições relativas na tabela periódica, podemos afirmar corretamente que:
A) os três elementos apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas.
B) os três elementos apresentam o mesmo número atômico.
C) os três elementos apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.
D) os três elementos apresentam reatividade muito distinta.
E) os três elementos apresentam ordem decrescente de massa atômica.
A IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada, confirmou, em 2016, os nomes dos quatro últimos elementos que completaram o sétimo período da tabela periódica. O 113, nihonium, homenageia o Japão (Nihon, terra do Sol Nascente). O 115, moscovium, homenageia a cidade de Moscou. O 117, tennessine, homenageia o Tennessee, estado americano onde se encontra um importante centro de pesquisa. Fechando o período, o 118, oganesson, homenageia o físico russo que liderou as pesquisas que culminaram em sua descoberta, Yuri Oganessian. Caso o elemento 119 seja descoberto, ele:
A) ficará no mesmo grupo que o elemento 118.
B) terá o mesmo número atômico que o elemento 113.
C) será isótopo dos elementos 117 e 118.
D) será um gás nobre.
E) estará no oitavo período da classificação periódica.
Estão representados a seguir quatro elementos químicos pertencentes à família dos halogênios, acompanhados dos respectivos números atômicos (Z):
I. F (Z = 9)
II. Cℓ (Z = 17)
III. Br (Z = 35)
IV. I (Z = 53)
A ordem crescente que relaciona corretamente os raios atômicos dos elementos está representada em:
A) I < III < IV < II.
B) I < II < III < IV.
C) IV < III < II < I.
D) IV < III < II = I.
E) I = II < III < IV.
(Mackenzie-SP) Átomos do elemento químico potássio, que possuem 20 nêutrons, estão no quarto período da tabela periódica, na família dos metais alcalinos. Em relação a seus íons, é correto afirmar que:
A) têm 20 elétrons e A = 40.
B) são cátions bivalentes.
C) têm Z = 18.
D) têm A = 38.
E) têm 18 elétrons e A = 39.
(UFPA) Sobre o processo de ionização de um átomo A, mostrado abaixo, são feitas as seguintes afirmativas:
A(g) + energia → A+(g) + e-
I. A energia de ionização aumenta à medida que o raio atômico diminui; sendo assim, é necessária uma quantidade de energia maior para remover elétrons de átomos menores.
II. O cátion formado possui um raio maior que o raio do átomo, pelo fato de a perda do elétron deixar o átomo carregado mais positivamente e assim diminuir a atração entre os elétrons resultantes e o núcleo, o que promove a expansão da nuvem eletrônica.
III. A primeira energia de ionização é sempre a maior e, consequentemente, a remoção de elétrons sucessivos do mesmo átomo se torna mais fácil.
IV. A energia de ionização em átomos localizados no mesmo período da tabela periódica aumenta no mesmo sentido do aumento da carga nuclear.
Estão corretas as afirmativas:
A classificação dos elementos químicos de uma forma lógica e sistemática foi tentada durante muito tempo, utilizando diferentes critérios e diferentes formatos. A correta definição de elemento químico, nesse caso, é essencial para o seu correto agrupamento, de forma que a periodicidade de suas propriedades emerja dessa ordem. Uma primeira tentativa de agrupar os elementos por sua massa atômica falhou. Um problema associado a essa forma de arranjo é:
A) a massa atômica é uma propriedade associada à eletrosfera, o que impossibilita o conhecimento das características do núcleo.
B) a massa atômica de todos os elementos de um mesmo grupo é igual.
C) os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico, mas com diferentes massas atômicas.
D) a massa atômica dos elementos químicos cresce ou decresce aleatoriamente dentro de um grupo ou período.
E) a formação de cátions e ânions interfere na massa atômica dos elementos, atrapalhando na periodicidade dessa propriedade.
(Uepa)
O açaí é um fruto típico da região norte do Brasil, cuja polpa é consumida pura ou com outros ingredientes. Este produto da cultura amazônica é conhecido mundialmente. O incremento da comercialização e consumo do açaí, no mercado brasileiro e mundial, estimulou o estudo da composição química do produto. Foram analisados os nutrientes inorgânicos e orgânicos desse alimento, demonstrando assim a importância nutricional do seu consumo. O açaí apresenta em sua composição elementos como: Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco, Fósforo e outros.
Os três primeiros metais citados no texto são:
A) metais de transição.
B) alcalinoterrosos.
C) alcalinos.
D) um alcalino e os outros dois alcalinoterrosos.
E) um alcalino, um alcalinoterroso e um de transição.
(UEG-GO) Os valores das propriedades periódicas dos diversos elementos químicos crescem ou decrescem em função do número atômico crescente.
Sobre uma dessas propriedades, a energia de ionização, considere as seguintes proposições:
I. O sódio apresenta uma menor energia de ionização que o cloro.
II. Em um mesmo período na tabela periódica, quanto maior o número atômico menor é a energia de ionização.
III.A energia de ionização é a quantidade de energia liberada ao se retirar o elétron mais fracamente atraído pelo núcleo de um átomo no estado gasoso e com distribuição eletrônica no estado fundamental.
Assinale a afirmativa correta:
A) apenas uma proposição é correta.
B) apenas as proposições I e II são corretas.
C) apenas as proposições II e III são corretas.
D) apenas as proposições I e III são corretas.
E) todas as proposições são corretas.
(UFRGS-RS) Na reunião da IUPAC, que celebrou o fim do Ano Internacional da Química, os mais novos elementos foram oficialmente denominados de fleróvio, em homenagem ao físico russo Georgiy Flerov, e de livermório, em homenagem ao Laboratório Livermore da Califórnia. Esses são os dois elementos mais pesados da tabela periódica e são altamente reativos. O flevório (Fℓ) apresenta número atômico 114 e número de massa 289, e o livermório (Lv) apresenta número atômico 116 e número de massa 292.
O número de nêutrons em cada átomo do elemento flevório e o número de nêutrons em cada átomo do elemento livermório são, respectivamente,
(Cefet-MG) A transformação A+ (g) + energia → A
2+ (g) + e- refere-se à propriedade periódica denominada:
A) afinidade eletrônica.
B) eletroafinidade.
C) energia de ionização.
D) eletropositividade.
E) eletronegatividade.
(UEA-AM) O tântalo (Ta), elemento químico empregado na fabricação de pesos de balança e ferramentas de corte, faz parte da lista de elementos raros encontrados no nosso planeta.
A respeito desse elemento, assinale a afirmativa correta.
A) É um ametal localizado no sexto período da classificação periódica.
B) É um metal localizado no grupo 13 da classificação periódica.
C) Pertence à série dos lantanídeos.
D) É um elemento de transição externa com propriedades químicas similares às do nióbio (Nb).
E) É um elemento representativo com propriedades químicas similares às do bário (Ba).